Já ouviu falar da síndrome do impostor?
Aposto que sim…
Essa maldita síndrome faz ou já fez parte da vida da maioria das pessoas, pelo menos em algum momento.
Mas, se você não sabe o que é a síndrome do impostor aqui vai um breve resumo.
A síndrome do impostor é uma crença que a pessoa tem de que não é digna e merecedora de algo, seja para estar em um bom emprego, executar determinada atividade ou até mesmo ter aquela pessoa desejada em sua vida.
Ela tem a sensação constante de que está prestes a ser “descoberta” como uma fraude, mesmo que tenha provas concretas de seu valor e competência.
Eu diria que mais de 90% dos indivíduos carregam o sentimento de não serem merecedores.
Isso ocorre porque a pessoa tem uma autoestima muito baixa e não consegue internalizar seus méritos.
Mas de onde vem tanta baixa autoestima?
Do nosso condicionamento.
Na maior parte dos casos, isso é o resultado de ouvirmos 20 respostas “Não” para cada “Sim”, 10 “Você está fazendo errado!” para apenas um “Você está fazendo certo!” e cinco “Você é um trouxa!” para cada “Você é o máximo!”.
Na nossa infância, esse castigo talvez tenha vindo na clássica maneira “Você se
comportou mal, por isso não vai ganhar chocolate”.
Hoje, porém, poderia assumir a forma “Você se comportou mal, por isso não vai ganhar dinheiro”. Isso explica por que algumas pessoas limitam os seus rendimentos e outras sabotam o próprio sucesso de modo subconsciente.
Veja bem, por causa dessa síndrome autodestrutiva, a maioria das pessoas pode ou não saber dar, mas definitivamente não é boa em receber. E, por causa disso, acaba não recebendo mesmo.
Segundo o arquivo de riqueza número 10 do livro “Os Segredos da Mente Milionária” não saber receber é o que impede muitas pessoas de atingir seu pleno potencial financeiro.
Para superar essa barreira, é essencial trabalhar a autoconfiança e a autoestima.
Reconhecer os próprios méritos, valorizar suas conquistas e celebrar suas vitórias são passos importantes para desenvolver uma mentalidade de merecimento.
Com o tempo e a prática, a pessoa pode aprender a receber com gratidão, sem a sensação constante de fraude.
Isso abre as portas para que ela possa alcançar seu pleno potencial financeiro.
DECLARAÇÃO
Sou um excelente recebedor. Estou aberto e propenso a receber grandes quantidades de dinheiro na vida. Eu tenho uma mente milionária!
AÇÕES DA MENTE MILIONÁRIA
-
-
- Pratique ser um excelente recebedor. Quando alguém te elogiar, apenas diga “Obrigado”. Não tente retribuir o elogio na mesma hora. Isso te permite realmente receber o elogio e ficar com ele, em vez de “devolvê-lo”, como muitas pessoas fazem. Isso também faz a pessoa que te elogiou se sentir bem por ter te dado esse presente.
-
-
-
- Comemore com entusiasmo qualquer dinheiro que você receber ou encontrar. Diga alto e bom som: “Eu sou um ímã que atrai dinheiro. Obrigado, obrigado, obrigado.” Isso vale para qualquer dinheiro, seja o que você achou no chão, ganhou de presente, recebeu do governo ou do seu trabalho. Lembre-se, o universo está aqui para te apoiar. Se você continuar dizendo que atrai dinheiro, o universo vai apenas concordar e te enviar mais.
-
-
-
- Trate-se com carinho. Pelo menos uma vez por mês, faça algo especial para você. Receba uma massagem, corte o cabelo em um salão chique, se dê um almoço ou jantar gostoso, alugue uma casa de praia. Faça coisas que te faça se sentir rico e merecedor. Quando você vive dessa forma, você passa a mensagem de que a abundância está presente na sua vida. E o universo simplesmente vai concordar e te dar mais oportunidades de receber.
-
A ideia é ser grato e celebrar cada dinheiro e elogio que você receber, pois isso mostra que você se sente merecedor. Isso ajuda a atrair ainda mais abundância para a sua vida.
Se esse texto te ajudou de alguma forma, me responde no contato@themoneywise.com.br e conta o que gostaria de ver nas próximas edições.
Até a próxima!