Pensamento do dia
“As pessoas mais felizes não são as pessoas sem problemas. São as pessoas que sabem como resolver os seus problemas.”
📝 Copywriter’s journey
Como escrever títulos que prendem a atenção das pessoas
Pra chamar a atenção de alguém, o primeiro passo é entender o que essa pessoa pensa.
Quanto mais claro você for sobre por que as pessoas…
- Fazem as coisas que fazem
- São como são
- Tem as crenças que têm
- Deseja as coisas que desejam
..maior vai ser a chance de você falar diretamente com elas..
E quando as pessoas sentem que você está falando diretamente com elas, você prende a atenção delas.
Esse é o poder de um título bem escrito.
E por que um título bem escrito é tão importante?
Simplesmente, porque informa ao leitor o que ele está prestes a receber em troca de seu tempo.
E tem mais, ser bom em títulos que chamam a atenção significa ser bom em clareza.
E pra ter clareza você precisa saber exatamente quem é o seu público, o que ele deseja ler e por que deveria clicar pra ler o que você tem a dizer.
Aqui estão alguns passos práticos que você pode seguir pra escrever ótimos títulos:
Etapa 1: Escolha um ângulo que seja interessante pro seu leitor
Pra isso, comece perguntando a si mesmo: o que meu leitor pode achar interessante sobre esse assunto?
Pense na jornada que você quer levar seu leitor e nos pontos principais dessa jornada.
O ângulo é o que torna seu artigo atraente.
Você tem apenas alguns segundos pra chamar a atenção de alguém. Então faça valer a pena.
Etapa 2: Responda às perguntas que cada leitor faz a si mesmo
Depois de decidir seu ângulo atraente, é hora de focar sua escrita respondendo a algumas perguntas que seus leitores desejam que sejam respondidas.
As 3 perguntas que todo leitor faz ao ler qualquer conteúdo são:
- Do que se trata?
- Isso é pra mim?
- Por que eu deveria ler?
O leitor precisa saber as respostas pra todas essas perguntas rapidamente, caso contrário, ele não vai clicar pra ler.
Etapa 3: Desperte a curiosidade e seja bem claro
Aqui estão 5 componentes que você deve se concentrar pra trazer clareza absoluta ao seu título:
Quantos? – O número de coisas que eles podem esperar obter. É 1 ou muitos?
Exemplo: 2 dicas pra fazer investimentos melhores
5 ações que vão te trazer retorno de 1% ao mês
O que? – O que o leitor ganha? Razões, dicas, caminhos, guia, etc.?
Quem? – Especificamente quem é ou não o público?
Sentir? – Como você deseja que eles se sintam?
Resultado? – O que seu leitor deseja e por quê?
Lembre-se de que um bom título obriga o leitor a continuar lendo. E juntar estas 5 peças em seu título também vai ajudar a criar curiosidade.
Etapa 4: Hora de praticar – escreva pelo menos 10 títulos diferentes
Escreva alguns tipos diferentes de títulos e veja qual deles funciona melhor – escreva pelo menos dez – e depois escolha o melhor.
Esse processo pode parecer lento e chato no início, mas te garanto que é uma ferramenta poderosa pra garantir que seu título funcione.
Resumindo
As quatro etapas pra escrever ótimos títulos são:
Escolha um ângulo atraente
Responda às perguntas do seu público
Desperte a curiosidade
Escreva vários títulos
Lembre-se: Se as pessoas não entenderem o que você está dizendo no título, elas não vão clicar pra ver o que tem a dizer.
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