Como aumentar o seu patrimônio líquido: a verdadeira medida da riqueza

Você sabia que a verdadeira medida da riqueza é o patrimônio líquido?

Ah, você não sabe ainda o que é o patrimônio líquido?

Não se preocupe, estou aqui para facilitar as coisas pra você.

Basicamente, patrimônio líquido é o valor de tudo o que você tem. Para determinar o seu patrimônio líquido, some o valor de todas as coisas que você possui: dinheiro, ações, títulos, imóveis, o seu negócio atual, a sua casa, seu carro e tudo o mais que você possuir ­ e depois subtraia por tudo o que deve.

O patrimônio líquido é a medida definitiva da riqueza porque, se necessário, os bens podem ser convertidos em dinheiro.

Aqui vai os quatro fatores determinantes do patrimônio líquido:

1. Rendimentos

2. Poupança

3. Investimentos

4. Simplificação

Vamos abordar cada um deles.

Rendimentos:

Existem dois tipos de rendimentos: ativos e passivos. 

Rendimento ativo é o dinheiro que você ganha por seu trabalho: o seu salário ou, caso seja um empresário, a renda ou os lucros que obtém com o seu próprio negócio.

O rendimento ativo é importante porque, na sua ausência, é quase impossível chegar aos outros três fatores do patrimônio líquido.

É com os rendimentos ativos que enchemos o nosso “funil financeiro”, por assim dizer. E quanto maior o rendimento ativo, mais podemos poupar e investir.

Já o rendimento passivo é o dinheiro que você recebe sem trabalhar ativamente. Considere­ o rendimento passivo uma das fontes de abastecimento do funil financeiro, que pode ser usada para gastos, poupança e investimento.

Poupança

Poupar também é indispensável.

Se você ganhar rios de dinheiro e não poupar nada, não vai enriquecer nunca.

Muita gente tem um modelo de dinheiro programado para gastar: ­ quanto mais ganha, mais gasta. São pessoas que optam pela gratificação imediata em detrimento do equilíbrio a longo prazo.

Sem rendimentos para encher o funil financeiro e sem poupança para conservá-­lo, é impossível passar ao próximo fator do patrimônio líquido.

Investimentos

Depois que tiver começado a poupar uma parte apropriada dos seus rendimentos, você pode ir para a etapa seguinte: fazer o seu montante de dinheiro aumentar por meio de investimentos.

Em geral, quanto melhores os investimentos, mais rápido o dinheiro cresce e mais patrimônio líquido ele proporciona. 

As pessoas ricas despendem tempo e energia aprendendo a investir e têm orgulho de ser excelentes investidoras ou, pelo menos, de contratar ótimos profissionais para executar essa tarefa por elas.

Quem tem a mentalidade pobre pensa que investimento é coisa de rico. E, como nunca aprende a fazer isso, continua na pior. Volto a dizer: todas as partes da equação são importantes.

Simplificação

O quarto fator do patrimônio líquido pouca gente reconhece a sua importância para a criação da riqueza.

Trata-­se da “simplificação”. Ela caminha lado a lado com a poupança e requer o estabelecimento consciente de um estilo de vida em que você dependa menos de dinheiro.

Com a redução do seu custo de vida, aumentam a poupança e também a quantidade de dinheiro disponível para investir. Ou seja, viva um nível abaixo das suas condições.

Volto a dizer: a construção do patrimônio líquido é uma equação das quatro partes mencionadas acima.

Pra ficar ainda mais fácil de entender imagine que você está dirigindo um ônibus.

Como seria a viagem se esse veículo tivesse faltando uma roda?

Provavelmente lenta, acidentada, cheia de percalços,­ você ficaria girando em círculos.

É por isso que você precisa jogar o jogo do dinheiro com as quatro rodas. Pois só assim, a viagem será mais rápida, suave, direta e relativamente tranquila.

Aqueles que têm uma mentalidade pobre jogam o jogo do dinheiro com uma roda só. Acreditam que o único jeito de enriquecer é ganhando rios de dinheiro.

Mas veja o que normalmente acontece na nossa sociedade.

A pessoa tem um carro, depois ganha mais dinheiro e compra um carro melhor; possui uma casa, depois ganha mais dinheiro e adquire uma casa maior; tem roupas depois ganha mais dinheiro e compra roupas mais caras; tem férias, depois ganha mais dinheiro e gasta mais nas férias.

É claro que existem exceções a essa regra, pouquíssimas, aliás. Mas em geral, à medida que os rendimentos aumentam, os gastos também sobem.

É por isso que apenas o quanto você ganha, ou seja, seus rendimentos não criam riqueza.

Lembre-se: aquilo que focalizamos se expande. “É onde a atenção está que a energia flui e o resultado aparece.”

PRINCÍPIO DE RIQUEZA

É onde a atenção está que a energia flui e o resultado aparece.

Monitorando o seu patrimônio líquido, você se concentra nele. Como aquilo que a mente focaliza se expande, esse patrimônio crescerá. Por falar nisso, essa lei vale para todos os aspectos da vida: tudo aquilo de que você cuida cresce.

DECLARAÇÃO

Estou concentrado na construção do meu patrimônio líquido. Eu tenho uma mente milionária!

AÇÕES DA MENTE MILIONÁRIA

1. Mantenha-se concentrado nos quatro fatores do patrimônio líquido: aumentar os seus rendimentos, engordar a sua poupança, elevar o retorno dos seus investimentos e diminuir os gastos pessoais, simplificando o seu estilo de vida.

2. Crie um extrato do seu patrimônio líquido. Atualize em reais tudo o que você tem (os seus ativos) e subtraia o valor de tudo o que deve (o seu passivo).

Comprometa­-se a monitorar e revisar trimestralmente esse extrato. Repito: por força da lei do foco, tudo aquilo de que você cuida cresce.

 

Esse foi um resumo do arquivo de riqueza n° 13 de “Os Segredos da Mente Milionária”.

Estamos finalizando nossa série de edições que resume de forma simples os dezessete arquivos de riqueza desse best-seller que já transformou a vida de milhares de pessoas no mundo todo.

Pra fechar com chave de ouro a news de hoje te pergunto: Você, sabe qual é o valor do seu patrimônio líquido?

 

Se essa news te ajudou de alguma forma, clique no botão abaixo e receba e-mails diários com dicas para melhorar suas finanças e mentalidade financeira.

Até a próxima!

 

Rolar para cima