Como escrever títulos que prendem a atenção das pessoas

Pensamento do dia

“As pessoas mais felizes não são as pessoas sem problemas. São as pessoas que sabem como resolver os seus problemas.”

📝 Copywriter’s journey

Como escrever títulos que prendem a atenção das pessoas

Pra chamar a atenção de alguém, o primeiro passo é entender o que essa pessoa pensa. 

Quanto mais claro você for sobre por que as pessoas…

  • Fazem as coisas que fazem
  • São como são
  • Tem as crenças que têm 
  • Deseja as coisas que desejam

..maior vai ser a chance de você falar diretamente com elas.. 

E quando as pessoas sentem que você está falando diretamente com elas, você prende a atenção delas.

Esse é o poder de um título bem escrito.

E por que um título bem escrito é tão importante?

Simplesmente, porque informa ao leitor o que ele está prestes a receber em troca de seu tempo. 

E tem mais, ser bom em títulos que chamam a atenção significa ser bom em clareza. 

E pra ter clareza você precisa saber exatamente quem é o seu público, o que ele deseja ler e por que deveria clicar pra ler o que você tem a dizer.

Aqui estão alguns passos práticos que você pode seguir pra escrever ótimos títulos:

Etapa 1: Escolha um ângulo que seja interessante pro seu leitor

Pra isso, comece perguntando a si mesmo: o que meu leitor pode achar interessante sobre esse assunto?

Pense na jornada que você quer levar seu leitor e nos pontos principais dessa jornada.

O ângulo é o que torna seu artigo atraente.

Você tem apenas alguns segundos pra chamar a atenção de alguém. Então faça valer a pena.

Etapa 2: Responda às perguntas que cada leitor faz a si mesmo

Depois de decidir seu ângulo atraente, é hora de focar sua escrita respondendo a algumas perguntas que seus leitores desejam que sejam respondidas.

As 3 perguntas que todo leitor faz ao ler qualquer conteúdo são:

  • Do que se trata?
  • Isso é pra mim?
  • Por que eu deveria ler?

O leitor precisa saber as respostas pra todas essas perguntas rapidamente, caso contrário, ele não vai clicar pra ler.

Etapa 3: Desperte a curiosidade e seja bem claro

Aqui estão 5 componentes que você deve se concentrar pra trazer clareza absoluta ao seu título:

Quantos? – O número de coisas que eles podem esperar obter. É 1 ou muitos?

Exemplo: 2 dicas pra fazer investimentos melhores

5 ações que vão te trazer retorno de 1% ao mês

O que? – O que o leitor ganha? Razões, dicas, caminhos, guia, etc.?

Quem? – Especificamente quem é ou não o público?

Sentir? – Como você deseja que eles se sintam?

Resultado? – O que seu leitor deseja e por quê?

Lembre-se de que um bom título obriga o leitor a continuar lendo. E juntar estas 5 peças em seu título também vai ajudar a criar curiosidade.

Etapa 4: Hora de praticar – escreva pelo menos 10 títulos diferentes

Escreva alguns tipos diferentes de títulos e veja qual deles funciona melhor – escreva pelo menos dez – e depois escolha o melhor.

Esse processo pode parecer lento e chato no início, mas te garanto que é uma ferramenta poderosa pra garantir que seu título funcione. 

Resumindo

As quatro etapas pra escrever ótimos títulos são:

Escolha um ângulo atraente

Responda às perguntas do seu público

Desperte a curiosidade

Escreva vários títulos

Lembre-se: Se as pessoas não entenderem o que você está dizendo no título, elas não vão clicar pra ver o que tem a dizer.

O que você achou da edição de hoje?

Clique em RESPONDER e deixe-me saber! Adoraria ouvir sua opinião.

The Money Wise

Aqui falo sobre dinheiro, produtividade, histórias que valem a pena compartilhar, copywriting e o que mais der vontade

E se quiser receber mais edições como esta, basta se inscrever no formulário abaixo. 👇

Rolar para cima